Biscoitinhos para o filhote…

biscoitos aveia e cacau

Pois é… as férias estão acabando e levando junto com elas o horário de verão (que pessoalmente eu amo por poder ficar mais tempo brincando na rua com meu pequeno) e a correria está aumentando!
Aqui em casa, um dos meus maiores prazeres e também uma maneira gostosa – literalmente – de acarinhar meus dois guris é cozinhar para eles. Procuro sempre por receitas saudáveis, nutritivas e é claro, deliciosas.
Tenho que confessar que quase nunca sigo uma receita à risca e normalmente acabo adaptando ao que tenho em casa e colocando ingredientes mais saudáveis. No caso dos doces, já que meus dois queridos não são muito chegados, acabo diminuindo a quantidade de açúcar e optando pelo açúcar mascavo orgânico ou demerara.

Tudo que eu posso fazer em casa quando tenho tempo eu faço. Assim, o domingo se torna um dia especial quando tenho tempo de testar novas receitas e fazer gostosuras que meu gatinho possa levar de lanche para a escola durante a semana.

Hoje foi dia de testar receita nova e fazer bolachinhas de aveia e cacau que fizeram o maior sucesso, tanto com o marido quanto com o filhote!! (E fiz também um bolinho de cenoura delicinha que vou postar a receita outro dia).

É muito fácil e rápido de fazer… então, mãos à obra!!!


Bolachinhas de aveia e cacau

Ingredientes:

  • uma xícara de farelo de aveia;
  • 1/2 xícara de açúcar demerara;
  • 1/2 xícara de cacau 100%;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo comum;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral (coloquei meio à meio por achar que ficaria muito dura!);
  • 2 ovos orgânicos;
  • 2 colheres de sopa de manteiga orgânica;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • opcional: pedacinhos de chocolate.

Preparo:

Preaqueci o forno a mais ou menos 180 graus.

Misturei os ingredientes secos com a farinha peneirada em uma bacia.

Acrescentei os ovos, misturei bem com um garfo e então coloquei a manteiga derretida.

A partir daí misturei tudo com a mão mesmo (que é como eu mais gosto!) até ficar bem homogêneo e úmido.

A massa formou uma bolota úmida e nada farelenta!

A forma comum eu forrei com papel manteiga (que eu amo porque serve para desenhar e cozinhar!!!) e na antiaderente não usei nada.

Esta massa não derrete como a dos cookies, então o formato que eu fiz para assar foi mais ou menos o que ficou no final, cresceu só um pouquinho.

Em alguns coloquei um pedacinho de chocolate ao leite para enfeitar.

Assar por mais ou menos 15 a 20 minutos, cuidando para não queimar o fundo.

Eu costumo deixar esfriar em cima de uma grelha, acho que ficam mais crocantes.

Aí é só se deliciar!!!

Espero que gostem! Meu pequeno comeu quatro de uma vez!!
Beijinhos e até a próxima!

Leave a Reply

