Até a hora de dormir, sem stress (ou quase!)

sem stress

Sabe aquela hora depois da escola? Aquele momento depois que você trabalhou o dia todo, seu marido trabalhou o dia todo (no caso do meu, acabou de sair pra trabalhar mais um pouco) e seu filho está com sono/fome/querendo atenção???

Aquelas poucas horas entre chegar em casa e dormir onde você tem que se alimentar, alimentar a(s) criança(s), tomar banho, dar banho e com sorte fazer alguma atividade prazerosa??
Quando o dia ainda não acabou e você já está acabada???

Muitas vezes fui dormir achando que não tinha feito nada direito… como se eu e o pequeno tivéssemos comido com pressa, tomado banho com pressa e não tivéssemos aproveitado nadica de nada a companhia um do outro.

Há um tempo atrás vi algumas dicas de várias mães que realmente me ajudaram a encarar o final do dia com mais prazer e menos stress, e que fui adaptando à minha própria rotina.
Repasso aqui para que, se servirem para mais alguma mamãe, que sejam tão úteis como foram para mim!

1- Tenha um lanche paliativo:

O meu baixinho costuma sair da escola com fome e sede, mas ainda é muito cedo para jantar. Facilita muito ter algum lanche leve e água fresquinha neste momento.
Pode ser uma fruta, uma ou duas bolachinhas leves e não muito doces, uma pequena porção de amêndoas, uma fatia de pão integral ou até um salgado assado.
Alimentos fáceis e nutritivos que possam ser carregados dentro do carro para que o pequeno coma assim que sair da escola.
O mais importante é que este lanche seja pequeno para que não tire a fome da janta (que aqui em casa é entre 19:30 e 20:00 horas).
Para nós funciona muito bem pois a fome do pequeno aliada ao cansaço resulta em choro, brabeza e birras! Um lanchinho leve dá o suporte necessário para chegar até a hora da janta sem maiores dramas.

2- Dê um tempo de transição (para você e para ele):

Às vezes a criança precisa de algum tempo livre depois de passar a tarde toda seguindo regras, realizando tarefas e brincadeiras em grupos na escola. Deixe-a brincar livremente por alguns instantes.
Aqui em casa, no verão, é o momento de ficar no pátio, brincar com água, andar de patinete, jogar bola. No frio, os brinquedos são a melhor opção – deixo que ele escolha e brinque com o que quiser e só observo de longe.
Também me ajuda fazer a minha própria transição: trocar de roupas, lavar o rosto, comer uma fruta, respirar fundo… me enchem de paciência e energia para chegar até a hora de dormir.
Uma caminhada até a padaria ou UM desenho na TV num dia chuvoso também funcionam.
Aqui em casa, depois deste pequeno ritual, tudo flui com mais tranqüilidade, e as “ordens” da mamãe parecem ser acatadas com mais prazer! Rsrsrsrsrs

3- Diminua o ritmo:

Faça as coisas mais devagar, converse com seu filho, ria, brinque com ele… isso só irá relaxar e unir mais vocês dois. De quebra, o clima para a hora de dormir vai se preparando e TUDO aquilo que facilita a hora de dormir aqui em casa é bem vindo! Rsrsrsrs
Atividades sensoriais costumam prender a atenção e relaxar ao mesmo tempo. Pode ser massinha de modelar, pinturas de dedinhos, instrumentos musicais ou o que mais a imaginação mandar. Ouvir uma música calma também é agradável e divertido, eu a-do-ro cantar junto com o João!

4- Tenha a refeição da noite pré-planejada:

Tente pensar com antecedência e assim providenciar os ingredientes para o jantar.
Facilita deixar algumas verduras lavadas e até picadas na geladeira para os dias de aperto. Ter sempre ingredientes frescos como ovos caipiras e iogurte natural aqui em casa facilita muito, pois posso preparar várias receitas com eles.
Guardar a sobra do almoço também pode ser uma opção excelente e prática! Dependendo do que eu cozinho, já faço um pouco a mais pensando no jantar do pequeno.
Outro truquezinho que eu adoro é ter sempre algumas coisinhas estratégicas congeladas como hambúrgueres caseiros, feijão, guisadinho já preparado… depois é só acrescentar um legume e fazer um arrozinho novo com alho que a janta está servida!
O importante é não deixar para pensar no que vai servir de última hora, aí vira tudo uma correria…
No final do post vou passar a minha receitinha nova de panquecas integrais de cenoura que aqui em casa foram sucesso total na janta do meu baixinho.

5- Antecipe:

Não deixe a fome apertar para servir o jantar e nem o sono ficar muito grande para levar para a cama!
Aqui em casa o mau-humor impera (nos pais e no filho! Rsrsrsrs) se deixamos a situação ficar muito avançada. Quando o João está com muita fome, acaba ficando irritado e a hora da comida se torna uma tortura e quase sempre acaba em briga! Por isso procuro seguir a rotina de horários para que a fome não aperte antes de eu ter o jantar servido.
Para o sono vale o mesmo princípio, sono demais, aqui, significa agitação. Costumo colocá-lo para dormir assim que percebo o sono chegar. Mesmo que isso possa significar dormir meia ou até uma hora antes do normal. O importante é não deixar o cansaço se instalar e impedir o adormecer tranqüilo.

6- Antencipe II:

Outro truque que aprendi e que tem me ajudado muito é antecipar para ele o que vai acontecer. Por exemplo, cerca de quinze minutos antes de qualquer atividade eu anuncio: “filho, se prepara que daqui a quinze minutos vamos fazer tal coisa!”. Aviso novamente quando faltarem dez minutos e cinco minutos, assim, quando chega o momento ele já está esperando e vai de boa vontade.
Outro dia dei o primeiro aviso do “banho em quinze minutos” e poucos minutos depois ele aparece no meu quarto, peladinho e avisando: “mamãe, já estou preparado para o banho!” Rsrsrsrsrs

7- Crie uma rotinha “pré-cama”:

Aqui em casa a rotina é mais ou menos a mesma desde que o João nasceu. Ainda assim, às vezes a hora de ir para a cama pode ser bem estressante.
Nossa rotina começa desligando a TV e o som (ou colocando uma música muuuuito suave e baixinha) e diminuindo as luzes. Então, banho e complementos. Depois do banho não saímos mais do quartinho dele. Dou um tempinho para alguma brincadeira calma no quarto ou até na caminha mesmo e chega a hora da historinha (que pode ser de um livrinho ou da cabeça da mamãe, ele escolhe). Aí é tetezinha (sim, ele ainda toma e chupa bico – não me julguem!) e cantar para dormir. Com sorte em 15, 20 min estará dormindo! Sem sorte o processo pode se prolongar por até uma hora… paciência neste momento é o meu desafio!

8- Permita-se:

Se tudo der errado e as coisas desandarem, permita-se respirar fundo e começar novamente!
Observe seus filhos e saiba quando é hora de quebrar a rotina – não se torne sua escrava e sim a use para facilitar a sua vida.
Se perceber que seus hábitos, por mais arraigados que estejam, estão dificultando o processo, mude! Transforme-se para melhor! Sempre é tempo.
Quando temos visitas (especialmente os vovôs e vovós) ou nos finais de semana, não me estresso em sair da rotina, o importante é não perder o prazer de fazer as coisas.
Conheço pessoas que ficam de mau-humor se não comerem pizza em um determinado horário e dia da semana! Não seja uma delas – a rotina serve para trazer leveza e não mais peso para seu dia-a-dia.

E finalmente, quando olhar para trás e ver que tudo deu certinho – conseguiu alimentar, dar banho e ainda curtir o seu pequeno – relaxe e mime-se, você merece!!!

Beijinho

Panqueca integral de cenoura:

1 e ½ xícaras de farinha de trigo integral
2 ovos caipiras inteiros
3 cenouras orgânicas pequenas
1 xícara de leite tipo B
sal e temperos a gosto

Bati tudo no liquidificador e passei na frigideira anti-aderente untada com manteiga.

Fiz umas panquecas bem gordinhas, como aquelas americanas e servi com requeijão caseiro e tomatinhos cereja.
Rendeu 6 panquecas grossas – meu pequeno comeu duas e meia!!!

Mais fácil impossível!!!
Bom proveito!

4 thoughts on “Até a hora de dormir, sem stress (ou quase!)

  1. Oi filha amada.
    Que orgulho de ti, como filha, esposa e mãe. Cada vez que leio tuas postagens me emociono. ao perceber o quanto crescestes como profissional, mulher, esposa, mãe e filha.Sou testemunha viva de que tudo que esvreves é a realidade da tua vida. Só não gosto muito quando as “regrinhas” não permitem que eu fique mais um tempo “bagunçando” com meu netinho. Mas também entendo que regras não necessárias.
    Te amo muito.
    Paizinho

Leave a comment