Bolinho da mamãe

IMG_20130424_104851

Há exatamente dois anos, oito meses e nove dias minha vida começou a mudar (com a chegada do meu pequeno amor)… e posso dizer que há um ano mais ou menos a mudança tornou-se muito mais intensa e radical.

Foi por esta data do ano passado que mudei de estado, de cidade, de trabalho, de costumes, de afazeres, de vida! E posso dizer (ainda bem) que agora estou muito mais feliz.

Tudo começou pela decisão de largar tudo pelo que realmente importa, ficar perto daqueles que mais nos amam… da família. Permitir que o João tivesse a oportunidade de conviver com as avós e bisas e dindas… não tem preço. Diminuir a jornada de trabalho também foi fundamental – e com isso aprender a viver com menos (sim, é possível e é libertador!).

Em seguida, veio a curiosidade sobre uma maneira de viver mais leve e mais saudável, já que o baixinho crescia em tamanho e energia e a mamãe aqui já não é nenhum bebê… rsrsrsrs

Conhecer um novo tipo de alimentação, mais real, mais de acordo com o mundo que eu quero pro João foi fundamental nesta mudança. Sou pós-graduada em meio-ambiente e por muito tempo dei aulas sobre isso. Estudando o assunto, aprendi que a produção de comida é uma das maiores formas de depredação do meio-ambiente! E isso envolve o desperdício também.

Então… percebi que a mudança deveria ser ampla, envolvendo todos os aspectos das nossas vidas. Alimentação, hábitos de consumo, entretenimento…

Alimentação natural, se possível orgânica, produzida por pequenos produtores, comprada na feirinha municipal já é um bom começo pra quem se interessa.

No supermercado, comprar produtos com o mínimo de ingredientes e que a gente saiba que ingredientes são estes também é legal! Outro dia li num artigo que comemos coisa que não fazemos idéia do que é – pura verdade!! Ou você sabe o que é difosfato de sódio (que tem no leite UHT)? Eu não sei…

Preparar a comida com amor, escolher com calma aquilo que a minha família come, ensinar meu filho a valorizar os alimentos in natura, levá-lo a feira (que aqui em casa é programa de família) e tentar livrá-lo do consumismo são outros hábitos que prezamos.

Falando assim parece que passo a vida cozinhando, mas não é o caso. Preparar um bolinho e alguns biscoitos ou uma tortinha no domingo. Fazer o almoço todos os dias, preparar o lanche da escolinha. Deixar sempre frutas e verduras fresquinhas e higienizadas à disposição dos meus amores… este é o resumo dos meus afazeres alimentares!! Rsrsrsrs

O resto do tempo eu trabalho, estudo, cuido dos meus guris, me cuido…

Não é tão difícil, nem tão fácil assim – é possível!

Aqui vai uma receitinha básica de bolinho que faço todos os domingos.

(cheguei a ela depois de alguma experimentação – delícia!)

 Bolo de maçã com canela

1 copo de iogurte natural integral (veja no rótulo se é só iogurte ou leite com fermentos lácteos – se não for, não compre!)

*usar o copo como medida para o resto

1 colher de sopa de manteiga (prefiro a da feira)

3 ovos caipiras ou orgânicos inteiros (coloque as gemas e reserve as claras)

1 maça descascada e cortada em cubinhos

Canela em pó a gosto (coloco mais ou menos uma colher de sopa)

Coloque tudo no liquidificador e bata bem.
Em uma vasilha coloque os líquidos e junte:

2 copos de farinha de trigo (costumo colocar um da branca e um da integral)

2 copos de açúcar mascavo orgânico

1 colher de sopa de fermento

Misture tudo muito bem e então acrescente as claras batidas em neve pra ficar beeeem fofinho.
Asse em forma redonda com furo ou em forminhas individuais (como faço pra merenda do baixinho), untada com um pouquinho de manteiga no forno médio pré-aquecido.

Depois me conta como ficou!!!

Alguns sites legais em que baseio a alimentação aqui de casa:

http://www.slowfoodbrasil.com/

http://pat.feldman.com.br/

www.asdeliciasdodudu.com.br

Beijinhos

Advertisements

4 thoughts on “Bolinho da mamãe

  1. É uma delícia esse bolinho!!! ❤
    Vou até tentar fazer em casa! Mas já sabe, né? Receitinha adaptada! hehehe

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s